As Organizações Sociais (OS) são uma categoria específica de Organização da Sociedade Civil (OSC), que recebem uma qualificação, ou seja, um título jurídico, concedido pelo Poder Executivo. Esse processo de qualificação formaliza a capacidade da entidade para atuar em diversas áreas de interesse público.
No Município de São Paulo, essas parcerias são formalizadas por meio de Contratos de Gestão, um instrumento firmado entre o Poder Público e a OS qualificada, com o objetivo de estabelecer uma parceria para o fomento e a execução de atividades de interesse público em áreas como saúde, educação, cultura, esportes, lazer e recreação, assistência social, promoção dos direitos das pessoas com deficiência, meio ambiente, promoção de investimentos ou competitividade e desenvolvimento. A regulamentação dessas parcerias é estabelecida pela Lei Municipal n° 14.132/2006 e pelo Decreto Municipal n° 52.858/2011.
O modelo das Organizações Sociais visa promover uma gestão mais focada em resultados, com certa autonomia para a OS, mas sempre atrelada a um robusto sistema de controle.